TRATAMENTOS

ANTES DO TRATAMENTO

 

Antes de iniciar qualquer tratamento, será necessário investigar as causas da infertilidade. A primeira consulta deverá ser com o casal. O médico solicitará alguns exames e então, a partir dos resultados, será estudado qual tratamento será mais adequado.

Deverá ser solicitado uma avaliação feminina e uma avaliação masculina. Somente o especialista vai poder indicar a melhor opção para cada caso. São eles:

AVALIAÇÃO FEMININA

  • Avaliação hormonal: Dosagens de hormônios produzidos por glândulas que estão relacionadas ao processo da ovulação.

  • Ultrassonografia transvaginal: avaliação da anatomia pélvica, principalmente útero e ovários.

  • Histerossalpingografia: exame radiológico que utiliza contraste para avaliação da cavidade uterina e da permeabilidade tubária.

  • Vídeo-histeroscopia: avaliação da cavidade uterina e análise funcional do endométrio (se está compatível com o período do ciclo que está sendo examinado).

  • Videolaparoscopia: procedimento realizado em ambiente cirúrgico que permite a avaliação completa da anatomia pélvica, permeabilidade das trompas e pesquisa de endometriose.

AVALIAÇÃO MASCULINA

 

Em 60% dos casos de infertilidade masculina são encontradas alterações no sêmen. Para determinar a forma, o número e o grau de motilidade, ou seja, a capacidade que os espermatozoides têm de se mover, é necessário fazer um espermograma.​